Cursos >
Graduação EAD >
Licenciatura >
Letras – Língua Portuguesa e Libras
Duração: 3,5 anos
Resolução MEC: Resolução Consuni Nº 006, de 14/09/2020
Proposta do Curso
O curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Libras da UniFatecie visa formar professores capacitados para lecionar a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A licenciatura EAD em Letras – Libras apresenta práticas educativas para o ensino da língua brasileira de sinais, visando à inclusão de pessoas com deficiência auditiva na educação. Entre os diferenciais do curso está à flexibilidade oferecida pela modalidade à distância.
Mercado de Trabalho
O egresso do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Libras poderão atuar na área da Educação, tanto para o ensino bilíngue quanto para melhorar no relacionamento entre os alunos surdos e ouvintes. Para esta função o profissional deve possuir uma experiência com o exercício da docência, tanto para as pessoas surdas quanto para os ouvintes. Professor da Língua Brasileira de Sinais em ensino fundamental e médio e no Ensino Superior.
Diferenciais Competitivos
O curso prepara o profissional para atuar como professor da Língua Portuguesa e da Língua Brasileira de Sinais – Libras, nas Séries Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e na Educação Superior.
Matriz Curricular
| INTRODUÇÃO AO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/LIBRAS |
| EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEITOS E AMBIENTAÇÃO |
| PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
| FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL |
| SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL |
| ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - SUSTENTABILIDADE |
| COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO |
| FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO |
| METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO |
| POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
| CONTEÚDO E METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA |
| PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I |
| DIDÁTICA - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO |
| CURRÍCULO E AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM |
| LINGUÍSTICA I |
| LINGUÍSTICA II |
| LINGUÍSTICA III |
| ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - INCLUSÃO |
| PRÁTICA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM CONTEXTO BILÍNGUE |
| HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA LITERATURA SURDA |
| LINGUA PORTUGUESA FONÉTICA E FONOLOGIA |
| LÍNGUA PORTUGUESA: MORFOLOGIA |
| PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II |
| LITERATURA INFANTOJUVENIL |
| LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS |
| LIBRAS I |
| LIBRAS II |
| ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA - CULTURA |
| LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE E SEMÂNTICA |
| LITERATURA BRASILEIRA |
| LITERATURA PORTUGUESA |
| TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS |
| PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III |
| LITERATURAS AFRICANAS |
| PROCESSOS AVALIATIVOS |
| TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
| ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
| LIBRAS III |
| LIBRAS IV |
| ACE - ATIVIDADE CURRICULAR EXTENSIONISTA |
| PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV |
| ATIVIDADES ACADEMICAS COMPLEMENTARES |
*A oferta e ordem dos módulos/disciplinas pode sofrer alterações/substituições e adequações a qualquer tempo durante o curso por motivos pedagógicos e gerenciais definidos pela coordenação.
Entre em contato com o Polo desejado